quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Histórias antigas parte II

Vamos entao matar a curiosidade de algumas pessoas que seguem por incrivel que pareca esta novela da vida real e contar-lhes finalmente como foi nesse tal encontro. Deixo um alerta, possivelmente para desilusao dessas mesmas pessoas quem leem aciduamente este enredo eu tomei uma decisao muito triste para este episódio, que é a seguinte, eu vou deixar de avacalhar ou abandalhar com estas últimas duas personagens, nao quero fazer passar a imagem errada destas duas figurinhas, por isso, neste episódio vou-me centrar apenas no que realmente se passou.
Como combinado ao telefone com o caguinchas, ficamo-nos de encontrar nesse sábado por volta das 15h00 em frente à estacao de comboios, em alemao Hauptbanhof, ou como diz o Xico na banhof. Como é dificil perceber o Xico quando fala em alemao! E em portugues? Também nao fica muito atrás. Mas o alemao, jesus maria santissima, só para vos dar um cheirinho, quando ele me tentou dizer qual era a rua onde eles moravam eu percebi um determinado sitio que conheco perfeitamente, quando eu vim a descobrir, bem, nao tinha nada a haver, tudo porque o alemao do Xico é tudo menos alemao.
Faltavam 10 minutos para as 15h quando sai de casa, estava um pouco nervoso posso vos dizer, afinal de contas iria-me encontrar com pessoas que tinha dito que as conhecia perfeitamente e na verdade nao fazia a minima ideia quem eram. Mas tinha no pensamento a ideia que um portugues tem sempre, que é, no estrangeiro um tipo reconhece sempre quem sao os portuguese. Chegando ao local o coracao comeca a ficar mais ansioso, até parece que me ia encontrar com alguma miúda gira para ter tal estado de ansiedade, a fim e ao cabo iria-me encontrar com dois marmeijoes. O local é amplo dou uma mirada em redor e dou de caras com uma caranha conhecida, quem era ela, vá lá digam todos... O CANGUINCHAS. É verdade eu já conhecia o Canguinchas dos meus tempos de ainda mais chavale quando ia aos fins de semana e nao só para o bairro de caselas para casa dos meus avós, nunca me tinha passado pela cabeca que este personagem fosse lá parar, sempre julgei que este pessoal fosse alérgico ao trabalho ainda por cima num país estrangeiro, é obra. O Xico por mais que revesse e revirasse as minhas pastas da memória nunca iria reconhecer este Sr. Mas logo ele me disse;
Xico - eeehhhh ooohhh Miguele já nao te via desde chavalinho, conheci-te ainda eras miúdo pá. Chavalinho é mais doce, nao acham?
Eu para quem me conhece apenas mantive o meu sorriso de orelha a orelha como se tivesse acabado de encontrar o meu melhor amigo. Bacalhau para aqui, bacalhau para lá e a iniciativa da conversa foi tomada pelo Xico que fez questao de me contar tudo o que se passou com os meus país, que voces também já sabem. Dali fomos para um café beber uma cervejola e por ainda mais a conversa em dia.
No meu intimo o encontro só durava uma horita e depois baldava-me outra vez para os meus aposentos, mas estes tugas sao lixados pá, já estou a falar à Xico, quando agrafam um gajo nunca mais o largam e foi o que aconteceu a mim, fiquei agrafado. Depois de uma entusiasmante conversa sobre obras, gajas e sobre os Adolfinhos, adolfinhos é o nome carinhoso que chamo às gentes da Austria, resolveram convidar-me para ir a casa deles. Ora era agora que eu supostamente, pensava eu antes da famosa chamada telefónica, iria ver a mulher do Xico e a box para ver os jogos do MAIOR CLUBE DO MUNDO, era o vias. Quando lá cheguei todos os meus pensamentos cairam por monte abaixo, o apartamento parecia a casa da marabunta, um quarto para seis pessoas uns a dormir outros a fumar e outros sei lá mais o que, a cozinha mais cagada do que taberna de bairro, desculpem a expressao cagada mas tinha de ser. Eu só desejava, Ulli por favor telefona-me e diz-me para ir ter contigo mas népias. Após a nossa chegada a casa o resto da malta comecou a surgir ao pé de nós e Xico e Caguinchas faziam toda a questao de me apresentar ao resto da malta, dizendo coisas do tipo, este chavale é de caselas, caselas está em todo lado oh caracas, coisas bonitas, tudo o que uma pessoa gosta de ouvir. Acreditem meus amigos, só visto eu estou-vos a contar mas voces devem julgar que isto é uma história. O que eu gostava de vos dizer era os nomes de toda aquela gente que vive naquela casa mas nao consigo, a minha cabeca já nao dá para mais, apenas me recordo do nome de um que tinha o aspecto mais tipico portugues, o Armindo, homem de estatura baixa de cabelo em pé de quem tinha acabado de sair da almofada, bigodinho cerrado, dentadura imcompletissima apenas com dois dentes à vampiro na parte superior e na parte inferior outros tantos dentes e unhas muito para além do tamanho normal, que isso até percebo, em vez de estar muito tempo na fila para a casa de banho pode ele mesmo e em qualquer altura e lugar fazer a sua própria higiene pessoal, limpeza da narigona e do orelhame, ah e claro de grande utilidade para se agarrar aos andaimes com maior afinco mas outras figuras se realcavam nesta tarde tal especial e tocante para mim, outro era tal e qual o zezé das conversas da treta, tipo tás a ver eu sou um gajo muita de inteligente e a mim ninguem me dá tangas uma especie típica nascida e criada na Damaia, idade a rondar os 40 mas sempre com uma atitude bué da jovem e muita cool e outro vindo de Setúbal um pouco mais novo com o cabelo cheio de gel à jogador de futebol da terceira divisao. Eu por dentro só me ria mas era do nervoso de nao saber como sair dali e principalmente porque nao saber a onde estava. Eles rapidamente tomaram-me como um deles, puseram-se tao a vontade que comecaram a contar todas as aventuras deles, as contáveis e as nao contáveis nesta cidade e mais espetacular e para gaudio de todos os presentes o Ex. Sr. Xico estava já tao embebido do ambiente quase familiar que se criou resolve entao por obra do divino espirito santo lancar uma das suas flatulencias e que ameniza com a seguinte bela e sábia frase;
Xico - oohh Caguinchas estás te a partir todo pá! Foi a rizota geral. Gente simples e trabalhadora é o que eles sao e muito porca, bolas.
Agora eu pergunto, mama e papa estao contentes com as pessoas que me apresentam? Pelo menos a rirem devem estar! Ainda bem porque é para isso que isto serve.
Após mais alguns minutos com esta maravilhosa trupe consegui por-me a milhas mas nao sem antes dar o meu numero de telemóvel ao Canguinchas, que fez questao durante as duas semanas seguintes me telefonar todos os dias para irmos beber café que eu engenhosamente consegui evitar. Eu sei que voces queriam que eu fosse com o Caguinchas tomar café mas fogo também tenho vida! Mas posso adiantar-vos que já me encontrei com ele mais uma vez e que vem aí mais história da boa.
Por hoje é tudo caros espectadores eu tentei nao avacalhar e abandalhar muito mas com este gabarito de personagens é impossivel:).
Fiquem atentos aos próximos capitulos quem sabe nao irao encontrar aqui uma solucao para os vossos problemas ou pelo menos esquece-los por 5 minutos.

1 comentário:

  1. Levaste me, com este post às lágrimas!!!Amei! Tou fã desses teus compatriotas tugas!

    ResponderEliminar