quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Histórias antigas

Vou repor aqui algumas histórias antigas, espero que nao levem a mal, acho que se enquadram melhor neste blog do que no outro.


No último episódio fiquei-me pelas duas personagens mais carismáticas até ao momento, o Xico e o Caguinchas, vou já tratá-lo por caguinchas que é para voces memorizarem bem esta bela alcunha e se algum dia tiverem um amigo que se arme em caguinchas voces poderem-no chama-lo como tal.
Ora bem, tudo comecou em meados do final do mes de Setembro em que recebo uma chamada telefónica de meu papai. Conserva do costume e tal, atao como é que tu estas, esta muito frio por ai a Ulli esta boa, (tinha de fazer uma referencia a minha patroa, porque muita gente ja tinha pensado que ela ja tinha ido de ski pelo o monte abaixo, após tao acalorada descricao da minha companheira de casa, nao a Ulli está bem e de saúde, fiquem relaxados)e yada yada yada, até que a certo momento da conversa o meu pai diz-me assim;
Cristódinho - Olha, quero-te dizer uma coisa.
Quando este tipo de expressoes surgem numa conversa dá-nos logo um aperto naquelas partes do corpo em que um homem tem imenso orgulho, mesmo que sejam minimas, e as protege até ao fim dos seus dias como peca mais sagrada do seu tesouro. Bom, pensei logo, pronto já houve desgraca. Mas ele continuou;
Cristódinho - A tua mae e eu encontramos uma pessoa aqui em caselas (caselas tal qual como carnaxide estao em toda parte do mundo), uma pessoa que trabalha aí em Salzburgo.
Ufa, o aperto foi-se aligeirando.
Cristódinho - Podemos dar o teu número de telefone?
Tintas - Claro, claro! Foi a minha reaccao instantanea de rapazola que se encontra num país estrangeiro quase á mais de um ano e ainda nao tinha conhecido viva alma de cidadao portugues e que via agora a oportunidade de ter um contacto com outro ser da mesma espécie.
Após este telefonema, comecei cá eu a pensar, fixe um portugues em Salzburgo, amigo dos meus país, que deve ter casa própria, deve ter a mulher aqui, tem televisao com uma box que apanha os canais portugueses e assim dá para ver o jogos do Glorioso, a mulher como nao deve estar habituada a cozinha austriaca deve fazer uns belos de uns petiscos portugueses, aí por diante, os meus olhos e pensamentos ganharam desde logo outro brilho e alegria.
Posso vos dizer que este meu delirium durou 3 dias, e porque 3 dias, porque foi após o terceiro dia que o Sr. xico (Sr é lindo) me ligou;
Xico - To Miguele (o E no final de miguel é mesmo propositado para tentar demonstrar-vos o tom de refuia com que este senhor fala, amazing.), é o Xico, tás a ver quem é?
Eu como sou uma pessoa que nao gosta de fazer os outros sentirem-se mal foi óbvio que disse;
Tintas - Sim, claro, entao tá bom?
Xico - Tá tudo, olha lá a gente tem que se encontrar, tás oh ouvir? Nós estamos quase a chegar aí mas depois a gente ve-se!
Na minha inocencia e meio panico disse-lhe;
Tintas - Mas hoje?
Xico - Nao pá, este fim de semana oh isso.
Tintas - ah ok!
Xico - Olha tá aqui o caguinchas eu vou-le(o H tambem falta prepositadamente porque ele nao os diz) passar, eu trouxe-o para vir trabalhar comigo.
Caguinchas - Entao Miguel estas bom? Sabes quem é que fala?
Mais uma vez tive que lhes obstruir a verdade;
Tintas - Sim, sim entao Miguel como é que vai isso?
Caguinchas - Vai tudo, olha pá, ainda bem estás ai assim podemos os dois ir córtir, mamar uns canecos e ver uma gajas.
Com o meu riso de gajo entalado e com o meu delirium completamente dissipado lá lhe respondi;
Tintas - ya, ya, (risos) temos que fazer isso (not).
Quando desliguei o telefone o meu primeiro pensamento foi, Fonix onde é que eu me vou meter!? E eu como sou um gajo até bem disposto deu-me para rir. Mas no fundo estava triste porque o meu sonho de comer comida portuguesa e principalmente ver os jogos do benfas tinham ido por água abaixo. Olha que se lixe vamos lá ver no que isto dá.
No sábado seguinte como combinado liguei-lhes á hora do almoco;
Tintas - Estou Sr Xico?
Mantenho sempre a minha postura de rapaz bem Educado.
Tintas - Daqui fala o Miguel.
Xico - Ooohh Miguele estás bom? Opá eu agora nao posso falar porque estou a fazer o almoco, (por detrás da voz do xico uma barulheira dos diabos de música brasileira)olha vou passar aqui ao caguinchas e falas aí com ele. De suslaio oico o seguinte;
Xico - Ooooh Miguele é o chavale ao telefone, fala ai com ele!
O chavale, para as pessoas mais velhas e que nao estao por dentro da linguagem calao, chavale significa: o miúdo, que bonito, já nao ouvia esta palavra há tanto tempo e vinda de um sr mais velho e que trabalha na construcao esta palavra ganha um brilho ou passou a ganhar um brilho que para mim nunca teve, aos meus ouvidos aquela palavra afrancesada, parecia poesia. Nesse momento realizei e efectivei, o melhor de Portugal chegou a Salzburgo.
Para saber como decorreu o encontro terao de aguardar pelo próximo capitulo, eu sei que é díficil aguentar mas quem espera sempre alcanca.

Sem comentários:

Enviar um comentário